FRANCÊS BRUNO SROKA VENCE AS DUAS REGATAS DO QUARTO DIA DE COMPETIÇÕES DO KITE-RACING BRASIL 2009

Sábado de ventos perfeitos e praia cheia no Kite-Racing Brasil 2009, última etapa do Circuito Mundial de Regata da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), que acontece em Barra do Cunhaú-RN. No quarto dia de provas, domínio de Bruno Sroka (FRA), líder do ranking e grande favorito ao título do tour. Nas duas regatas do dia, vitória do francês, que com 6.3 pontos, segue líder da competição. Pedro Montenegro, que chegou logo atrás nas duas baterias, é o segundo, com 14.1 pontos. No feminino, Nayara Licarião é a primeira, com 6.3 pontos. No Open Brasil de Kitesurf, Nayara, que como Pedro lidera a regata, foi a campeã do Freestyle. No masculino, José Evandro está na frente.

“Ontem não tinha ido muito bem, mas acho que consegui me recuperar. Entrei concentrado nas regatas, me posicionei bem na largada e isso ajudou bastante”, disse Bruno, que com 2000 mil pontos no ranking e liderando a competição, está praticamente com as mãos no caneco do tour.

Diferente desta sexta-feira (14), quando não ganhou nenhuma das regatas disputadas, neste sábado (15), o vento voltou a soprar a favor de Bruno Sroka. Demonstrando muita habilidade e técnica, o francês venceu as duas provas do dia, somando 6.3 pontos. Das 12 regatas realizadas até o momento, Bruno chegou na frente em dez. Pedro Montenegro, que vem fazendo um excelente campeonato, foi o segundo nas duas regatas. Com 14.1 pontos, o brasileiro está em segundo na competição e briga por uma boa posição no ranking final da PKRA. O paraibano também lidera o Open Brasil Brasil de Kitesurf, que acontece dentro do Kite-Racing Brasil. Victor Adamo (SP), o Pimpolho, é o segundo, seguido por Wilson Bodete (PB).

“Hoje eu não fui tão bem quanto ontem. Entrei com a pipa errada e não consegui vencer. Mas, mesmo assim, estou muito feliz com o resultado. Grandes nomes do esporte estão aqui e estar em segundo é ótimo”, diz Pedro.

No feminino, Nayara Licarião segue na liderança do Kite-Racing Brasil e do Open Brasil de Kitesurf. Depois de vencer as duas regatas do dia, a paraibana, que soma 6.3 pontos, está muito perto de conquistar o vice-campeonato mundial, título inédito para o Brasil.

“Estou muito feliz. Entrei no Circuito querendo terminar entre as cinco melhores. E de repente poder ser a segunda do mundo é bom muito”, disse Nayara.

E se a briga na regata está arrancando suspiros da torcida, no Freestyle, não está sendo diferente. Mais de 25 atletas, que participam da primeira etapa do Open Brasil de Kitesurf, encantam o público com suas manobras radicais e vôos altos. Na disputa da chave principal da categoria open, o cearense José Evandro foi o vencedor e está no final da competição.

Na primeira semifinal, Evandro, campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial da PKRA 2008, foi preciso em sua apresentação e desbancou Eudásio Silva (CE). Já na outra bateria , disputa acirradíssima. Com a ajuda da torcida, o potiguar Silvio Villarim tentou derrotar Tomás Teixeira, mas o cearense arriscou mais nas manobras e foi o vencedor.

Na final da chave principal, em uma bateria bastante disputada, José Evandro executou manobras com alto grau de dificuldade e foi o ganhador, garantindo vaga na finalíssima da etapa. Eudásio (CE) terminou em terceiro, seguido por Silvio Villarim (RN).

No sistema de disputa do kitesurfe, existem duas chaves, a principal e a repescagem. Enquanto os vencedores avançam até a final da chave principal, os perdedores aguardam a decisão do grupo dos ganhadores para dar início à repescagem. O velejador que vencer a repescagem tem direito a desafiar os quatro melhores da chave principal, em confrontos homem a homem.

Estes confrontos sempre indicarão que desafiará o atleta que está uma posição acima. Em Barra do Cunhaú, o campeão da repescagem vai enfrentar o potiguar Silvio Villarim, quarto colocado. O ganhador encara o cearense Eudásio, terceiro. Quem vencer, enfrenta Tomás Teixeira (CE), segundo lugar. Esta disputa definará quem vai desafiar José Evandro, campeão da chave principal.

Por estar invicto na competição, Evandro ainda tem o direito de uma revanche em caso de derrota contra o desafiante na grande final. Caso não haja condições para a realização da repescagem, o vencedor da chave principal é decretado campeão da etapa.

No amador, Alexandre Oliveira foi o vencedor da chave. Já no feminino, disputado no sistema melhor de três baterias, Nayara levou a melhor e ficou com o título da etapa. A paraibana venceu as duas primeiras e sagrou-se campeã da etapa. Carol Homsi ficou em segundo.

Na tarde deste sábado (15), terá início a fase de repescagem do freestyle (profissional e amador)

O Kite Racing Brasil 2009 distribuirá U$ 10 mil em premiação. á o Open Brasil de Kitesurfe oferece R$ 7 mil e quinhentos nesta etapa.

Resultados deste sábado (15):

11º REGATA

Masculino

1 – Bruno Sroka – FRA -0.7 pontos
2 – Pedro Montenegro – BRA – 2 pontos
3 – Wilson Bodete – BRA – 3 pontos

4- George Feitosa – BRA – 4 pontos

5- Sebastien Salermo – FRA – 5 pontos

Feminino

1 – Nayara Licarião – BRA – 0.7 pontos
2 – Carol Homsi – BRA – 2 pontos

Vanessa Cruz – BRA – DNS

12º REGATA

Masculino

1 – Bruno Sroka – FRA -0.7 pontos
2 – Pedro Montenegro – BRA – 2 pontos
3 – Wilson Bodete – BRA – 3 pontos

4- George Feitosa – BRA – 4 pontos

5- Victor Adamo – BRA – 5 pontos

Feminino

1 – Nayara Licarião – BRA – 0.7 pontos
Carol Homsi – BRA – DNF

Vanessa Cruz – BRA – DNS

Resultado Kite- Racing Brasil após 12 regatas (com descarte dos três piores resultados) :

Masculino

1 - Bruno Sroka – 6.3 pontos

2 - Pedro Montenegro – 14.1 pontos

3 - Sebastien Salermo –32 pontos

4 – Victor Adamo – 34 pontos

5 – Wilson Bodete – 39 pontos

Feminino

1 – Nayara Licarião – 6.3 pontos

2 – Carol Homsi – 16.7 pontos

3 – Vanessa Cruz – 29 pontos

Resultado Open Brasil de Kitesurf após 12 regatas (com descarte dos três piores resultados):

Masculino

1 – Pedro Montenegro

2 – Victor Adamo

4 – Wilson Bodete

5- George Feitosa

6– Cláudio Marroquim

Feminino

1 – Nayara Licarião

2 – Carol Homsi

3 – Vanessa Cruz


Comentários