BRUNO SROKA VENCE NO RIO GRANDE DO NORTE E É O CAMPEÃO MUNDIAL DE REGATA DA PKRA



No Open Brasil de Kitesurf, o título ficou com Pedro Montenegro e Nayara Licarião, que ainda sagrou-se vice-campeã do tour. No Freestyle, vitória de José Evandro

Depois de cinco dias de muita emoção e disputas acirradíssimas, terminou neste domingo (16/8) a última etapa do Circuito Mundial de Regata da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), realizada em Barra do Cunhaú, RN.Favorito ao título, o francês Bruno Sroka não deu chances para seus adversários e com 7.7 pontos venceu a disputa, sagrando-se campeão mundial da modalidade. O brasileiro Pedro Montenegro, que fez excelentes provas, terminou em segundo na competição e em terceiro no ranking do tour. No feminino, vitória de Nayara Licarião, que conquistou o vice-campeonato mundial, resultado inédito para o país. No Open Brasil de Kitesurf, Nayara ficou o título na Regata e no Freestyle. Entre os homens, vitória de Pedro (Regata) e José Evandro (Freestyle).

Nas duas últimas regatas da competição, vitória de Bruno Sroka, O francês, que somou 7.7 pontos, não só terminou em primeiro em Barra do Cunhaú, mas também conquistou o título mundial de regata da PKRA 2009. Das quatorze regatas disputadas, Bruno venceu doze.

“Estou muito feliz. O vento está bem forte, as condições estão extremas e o nível da competição foi super alto. Foi tudo perfeito. É muito gratificante conquistar novamente o título mundial. Difícil até de me expressar”, disse Bruno, que em 2007 também terminou em primeiro no tour.

Neste domingo (16), quem não teve muita sorte foi Pedro Montenegro. O brasileiro,que vinha fazendo uma excelente competição, terminou em quarto na primeira regata e em sexto na segunda. Mas, mesmo assim, depois das quatorze provas, Pedro somou 19.1 pontos, terminando em segundo na competição e em terceiro no tour. Destaque também para Victor Adamo, o Pimpolho (SP), que veio crescendo ao longo das disputas. Nas duas baterias do dia, o paulista chegou em segundo. E com 38 pontos, terminou em terceiro na competição.

“Hoje o vento estava muito forte e não tive como competir com o meu kite. Precisei entrar na água com uma pipa emprestada que nunca tinha usado. Não consegui me adaptar ao equipamento, o que atrapalhou meu desempenho. Fiquei bem chateado, mas faz parte”, disse Pedro, que contou com o apoio de sua mãe e namorada. A segunda colocação do paraibano foi o melhor resultado de brasileiro em uma etapa do Circuito Mundial de Regata da PKRA.

Com este resultado, o título de regata da primeira etapa do Open Brasil de Kitesurf ficou com Pedro. Victor Adamo (SP) e Wilson Bodete (PB) completaram o pódio. No feminino, vitória de Nayara Licarião (PB), seguida por Carol Homsi (SP) e Vanessa Cruz (PB).

E se a disputa na regata foi acirrada, no Freestyle não foi diferente. Muita adrenalina e baterias emocionantes na briga pelo título da primeira etapa do Open Brasil de Kitesurf.

Na open, vitória de José Evandro, campeão da etapa brasileira do Circuito Mundial da PKRA 2008. Em uma final emocionante, o cearense, que vencera a chave principal, não deu chances para seu desafiante, Tomás Teixeira (CE). Com manobras precisas e bem variadas, Evandro venceu logo na primeira disputa, conquistando o título da etapa. Eudásio Silva (CE) terminou em terceiro, seguido pelos irmãos Silvio Villarim (RN) e Pedro Villarim (RN).

“Estou muito feliz com esta vitória. A final foi bem difícil, mas acho que consegui me concentrar e fazer uma boa bateria”, comemorou Evandro, que foi carregado pela torcida quando saiu da água.

No amador, vitória de Alexandre Oliveira (CE). Diego Ibiapina (PI) foi o segundo, seguido por Rhamon Sales (CE). Já no feminino, realizado no sistema melhor de três baterias, Nayara Licarião foi a campeã. A paraibana venceu as duas primeiras disputas e faturou o título da etapa. Carol Homsi (SP) terminou em segundo.

“Esse foi o primeiro campeonato que eu participei. Estou muito feliz porque tirei logo o primeiro lugar. Estou treinando forte todos os dias e ano que vem já quero estar disputando na categoria profissional”, disse Alexandre.

O Open Brasil de Kitesurf terá ainda mais 3 etapas : São Sebastião (SP) - regata, em Barra Grande (PI) - regata e Freestyle e Taíba (CE)- Wave e Freestyle.

Resultados:

Kite-Racing Brasil 2009

Masculino

1- Bruno Sroka – FRA – 7.7 pontos

2- Pedro Montenegro – BRA – 19.1 pontos

3- Victor Adamo – BRA – 38 pontos

4- Sebastian Salermo – FRA – 42 pontos

5- Wilson Bodete – BRA – 45 pontos

6- George Feitosa – BRA – 49 pontos

7- Cláudio Marroquim – BRA – 72 pontos

Feminino

1- Nayara Licarião – BRA – 7.7 pontos

2- Carol Homsi – BRA – 22.7 pontos

3- Vanessa Cruz – BRA – 37 pontos

Open Brasil de Kitesurf

Regata

Masculino

1- Pedro Montenegro

2- Victor Adamo

3- Wilson Bodete

4- George Feitosa

5- Cláudio Marroquim

Feminino

1- Nayara Licarião

2- Carol Homsi

3- Vanessa Cruz

Freestyle

Masculino

1- José Evandro - CE

2- Tomás Teixeira - CE

3- Eudásio Silva - CE

4- Silvio Villarim - RN

5- Pedro Villarim - RN

Feminino

1- Nayara Licarião - PB

2- Carol Homsi - SP

Amador

1- Alexandre Oliveira - CE

2- Diego Ibiapina- PI

3- Rhamon Sales - CE

4- Joel Neto - CE

Ranking PKRA após 3 etapas

Masculino

1- Bruno Sroka -FRA - 3000 pontos

2- Sebastian Salermo - FRA -1805 pontos

3- Pedro Montenegro - BRA - 1495 pontos

Feminino

1- Steph Bridge - ING - 2000 pontos

2- Nayara Licariao - BRA - 1790 pontos

3- Fabianne Dortolli - FRA - 1675 pontos

Ranking Open Brasil de Kitesurf

Regata

Masculino

1- Pedro Montenegro - 1000 pontos

2- Victor Adamo - 885 pontos

3- Wilson Bodete - 790 pontos

4- George Feitosa - 710 pontos

5- Cláudio Marroquim - 650 pontos

6- Marcelo Silva - 610 pontos

Feminino

1- Nayara Licarião – 1000 pontos

2- Carol Homsi – 885 pontos

3- Vanessa Cruz – 790 pontos

Freestyle

Masculino

1- José Evandro- CE - 1000 pontos

2- Tomás Teixeira- CE - 885 pontos

3- Eudásio Silva - CE - 790 pontos

4- Silvio Villarim - RN - 710 pontos

5- Pedro Villarim - RN - 650 pontos

Feminino

1- Nayara Licarião – PB – 1000 pontos

2- Caro Homsi – SP – 885 pontos

Amador

1- Alexandre Oliveira - 1000 pontos

2- Diego Ibiapina - 885 pontos

3- Rhamon Sales - 790 pontos

4- Joel Neto - 710 pontos

5- Marcos Peter - 650 pontos

Comentários