SEMANA DE LISBOA EM NATAL ACONTECE A PARTIR DO DIA 16 COM A CHEGADA DA COMITIVA PORTUGUESA A CAPITAL NATALENSE

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (cargo equivalente ao de prefeito de municípios brasileiros), Antônio Costa, chega à Natal na próxima quinta-feira, dia 16, para participar da “Semana de Lisboa em Natal”. O evento que vai reunir na capital potiguar, até a terça-feira, dia 21, empresários, artistas, jornalistas, juristas e autoridades portuguesas. Durante cinco dias, a comitiva oficial lisboeta vai participar de um intercâmbio turístico e econômico com empresários potiguares. A programação inclui não só a visitação a pontos turísticos de Natal, como também a realização de uma “Rodada de Negócios” entre empresários e investidores dos dois países. 

A população natalense também terá a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos, a cultura e a gastronomia de Portugal, através de um estande que será implantado no shopping Midway Mall, com a participação de agências e operadoras de turismo, que vão divulgar junto ao consumidor natalense a cidade de Lisboa como produto turístico.  

Além do prefeito de Lisboa, vão estar também em Natal o segundo-secretário da Assembléia Municipal de Lisboa, Nelson Antunes, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Manuela Júdice, e o Secretário Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Uccla), Miguel Anacoreta. 

A comitiva traz ainda grandes nomes da música portuguesa, como as cantoras Nanci Vieira e Maria do Carmo Andrade, esta última conhecida como “Carminho”, uma das maiores referências do fado português hoje. O renomado músico Carlos Martins é outro participante da semana de Lisboa em Natal.

PROGRAMAÇÃO

Às 10 horas da manhã da sexta-feira (17.09), como parte da programação oficial, o prefeito de Lisboa será agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão, durante solenidade que será realizada na sede da Prefeitura. Após o evento, está previsto ainda a concessão de uma entrevista coletiva, que contará com a participação das autoridades portuguesas, da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, além da governadora Wilma de Faria. 

Ao meio dia, os visitantes lusitanos vão conhecer a Câmara Municipal do Natal, onde o prefeito Antônio Costa será homenageado com a “Medalha Padre Miguelinho” e com o título de Cidadão Natalense, durante sessão solene na sede do Legislativo Municipal.

Ainda na sexta-feira, às 16h30min, a comitiva portuguesa participa da entrega de livros infanto-juvenis de escritores portugueses, na Escola Municipal Vera Lúcia, localizada no Parque das Dunas. Na ocasião também haverá a entrega de merenda e fardamento escolar. Às 18 horas consta na programação a inauguração do Pontilhão, obra de 600 metros de comprimento e quinze de largura, que tem como objetivo facilitar o acesso de embarcações no Rio Potengi. 

A programação oficial continua no sábado (18) com a realização, no Hotel Ocean Palace, de uma rodada de negócios sobre as potencialidades econômicas das duas cidades, oferecendo aos empresários de Natal e Lisboa a oportunidade de efetivarem investimentos e negócios nas mais variadas áreas da economia. A governadoria Wilma de Faria irá comparecer ao evento. 

 Às 11 horas do sábado, Antônio Costa visita a Casa de Passagem de Capim Macio, junto com a prefeita Micarla de Sousa.

Comentários