MAIS DE 40 PAÍSES REUNIDOS EM UBERLÂNDIA PARA O SEGUNDO ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONVENTION & VISITORS BUREAU

Entre os dias 17 e 21 de agosto, Uberlândia receberá a segunda edição do Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux, que, neste ano, tem como tema: “Convention & Visitors Bureau na América Latina, Sustentabilidade & Inovação”. O encontro, criado em 2008 pelo Rosário CVB, na província argentina de Santa Fé, promoverá o intercâmbio de experiências entre mais de 300 congressistas e representantes de 118 conventions do Brasil e 32 da América Latina. Outro objetivo deste segundo encontro é a promoção contínua do contato entre as instituições, em prol do desenvolvimento sustentável do mercado de feiras e congressos.

Declarada como sede do 2º Encontro Latino Americano durante a Semana Nacional dos Eventos de 2008, realizada em São Paulo, Uberlândia está localizada no Triângulo Mineiro e possui cerca de 600 mil habitantes. Pólo do desenvolvimento econômico de uma região que abrange 200 municípios, a cidade oferece completa rede de hotéis e uma infinidade de atrativos turísticos como cachoeiras, distritos históricos, parques, centros poliesportivos, feiras e eventos variados, além de ser um município com vocação para o agronegócio e destaques na gastronomia. Além da imprensa nacional e internacional, é esperado um público para o encontro que movimentará a economia regional com recursos alocados nas áreas de hotelaria, lazer e alimentação.

Autoridades e congressistas do Brasil e do mundo estarão presentes no evento. A relevância dos temas a serem abordados e o intercâmbio entre os países envolvidos imprimem importância à realização do 2º Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux. “Este encontro será extremamente importante para Minas Gerais, Uberlândia e todas as cidades da região. Pessoas de mais de 40 países diferentes estarão reunidas, o que se traduz na oportunidade que temos para mostrar a capacidade que Uberlândia e todo o Estado têm para receber qualquer tipo de evento”, comemora Hernani Castro, vice-presidente da Federação de Convention & Visitours Bureaux de Minas Gerais e membro do Comitê Gestor do evento.

Temas em debate

O papel dos Conventions nas políticas públicas de turismo dos Estados brasileiros e nas macrorregiões é apenas um dos diversos assuntos que serão abordados durante os cinco dias do encontro. 

 

Logo na abertura do evento, estarão presentes o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, a Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, o Presidente da Comissão de Cooperativismo e Turismo, Deputado Tenente Lúcio, e o Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. O debate que não poderia ficar de fora do evento continental é a realização da Copa do Mundo de Futebol em solo brasileiro, no ano de 2014. A chance de alavancar o desenvolvimento do país e as oportunidades de negócios permitidas com o campeonato ganharão ênfase em uma discussão técnica e séria entre os participantes.

 

Além da programação técnica, com mesas-redondas, palestras, painéis e workshop, os participantes também desfrutarão de uma programação artística com apresentações culturais e confraternizações. No último dia do encontro, haverá, ainda, visitas técnicas à cidades da região de Uberlândia e a outros importantes pólos turísticos do país, como Araxá, Brasília, Belo Horizonte, Diamantina e Ouro Preto.

Comentários