LISBOA É CIDADE CO-IRMÃ DE NATAL

Lisboa e Natal juntas no Palácio Padre Miguelinho. Nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal prestou homenagens a 10 deputados municipais e vereadores portugueses em sessão solene onde estiveram presentes autoridades natalenses, entre parlamentares, secretários, a prefeita Micarla de Sousa e a senadora Rosalba Ciarlini.



Na ocasião, foi assinado um decreto – de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB) - que declara Natal como cidade co-irmã de Lisboa.Entoados ao som de flauta, os hinos do Brasil e Portugal deram início à solenidade, em que oito diplomas de honra ao mérito foram entregues às autoridades portuguesas. O vice-presidente da Assembleia lisboeta, Nelson Antunes, recebeu o diploma e uma medalha.



A visita dos lisboetas é uma oportunidade ímpar de estreitar os laços entre Natal e Lisboa, na visão do presidente da Câmara do Natal, vereador Dickson Nasser (PSB). “É uma grande conquista para Natal”, reiterou Nasser.



Já o presidente da Câmara de Lisboa (cargo que corresponde no Brasil ao de prefeito), António Costa, foi agraciado com o título de cidadão natalense, proposto pelos vereadores Júlio Protásio (PSB), Edivan Martins (PV) e Ney Lopes Jr. (DEM).



Para Protásio, falar sobre a Semana de Lisboa em Natal é reverenciar todo o povo português, dando vazão ao sentimento de amizade. “Natal e Lisboa têm em comum muito mais que a sua natureza. Ambos temos a vocação para o turismo”, destacou o vereador, que narrou a trajetória do prefeito lisboeta.



A importância do intercâmbio entre Natal e Lisboa para a superação da crise econômica foi a tônica do pronunciamento de Ney Lopes Jr. “As relações internacionais trazem confiança e atraem investimentos que geram empregos”, apontou ele.



Recitando poemas em forma de versos, Edivan Martins enalteceu a união de Natal e Lisboa. O pevista fez uma analogia poética entre as belezas naturais, a cultura e a história natalenses e lisboetas. “Estamos inaugurando um novo tempo, quebrando as barreiras do atraso para trazer o crescimento, novas divisas, novas oportunidades empregos e dias melhores para nosso povo”, prenunciou o vereador, remetendo-se em trechos da sua fala à Camões, Fernando Pessoa e Pero Vaz de Caminha.

Comentários