GOVERNADOR E PREFEITO DO RIO DE JANEIRO ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO COM A FEIRA DAS AMÉRICAS

 

Durante o lançamento oficial da Feira das Américas e 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens – ABAV 2009, realizado na manhã de hoje, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, o governador, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, assinaram um Termo de Compromisso de apoio ao evento, garantindo, cada um, o repasse de verbas no valor de R$ 300 mil, durante quatro anos, a começar por 2009.Com a iniciativa, a permanência do evento no Rio fica garantida até 2012.

“Desde 2003, quando a Feira das Américas foi fixada no Rio de Janeiro, nunca houve movimentação por parte do governo e da prefeitura no sentido de ajudar a fomentar o crescimento do evento. Tenho convicção que, a partir de agora, com o governo fluminense ao nosso lado, o evento vai desenvolver-se ainda mais e, acredito que, num futuro próximo, a Feira das Américas passe a ser um dos maiores eventos de turismo do mundo”, declarou o presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. 

Na solenidade de abertura estiveram presentes também a secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, o secretário Especial de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), Nilo Sergio Felix, além de autoridades locais e representantes das entidades fluminenses. 

Durante a assinatura do acordo, o prefeito, Eduardo Paes, ressaltou que reconhece que o Turismo é uma vocação natural e também uma alternativa econômica para o crescimento da cidade.

“Hoje o Rio de Janeiro começa a se preocupar com temas que antes não eram pensados. O Turismo é um deles. A Feira das Américas, por exemplo, que é voltada exclusivamente para o Turismo, merece receber o apoio do governo e da prefeitura e por isso estamos assinando esse acordo; para dar a evento o devido reconhecimento que ele merece”, declarou Paes. 

Já o governador do Estado, Sérgio Cabral, enfatizou a importância da realização da Feira das Américas para o Rio.

“Esse apoio financeiro é um investimento estratégico. A Feira das Américas é a maior das Américas, e está no mesmo nível de feiras internacionais como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a Feira Internacional de Turismo de Espanha (FITUR). O que queremos é o progresso e o crescimento da Feira das Américas no Rio de Janeiro, que ajuda muito no desenvolvimento econômico do Estado e da cidade”, afirmou Cabral.  

Após a cerimônia de lançamento da Feira das Américas, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro, no Riocentro, os expositores presentes ao evento puderam reservar seus espaços no maior evento de Turismo da América Latina. 

Além do apoio inédito do governo fluminense ao evento, a outra novidade é a parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que está responsável pela promoção, comercialização, organização, operacionalização e montagem da Feira das Américas.  

“Nosso objetivo com essa parceria é a modernização. A Feira já foi itinerante e isso fez bem a todos os estados que a receberam. Depois, com o seu crescimento, se fixou no Rio de Janeiro. Agora é tempo de reestruturar sua organização para que continue atraindo um número cada vez maior de expositores e visitantes”, ressaltou o presidente da ABAV Nacional.

O diretor da Reed, Eduardo Sanovicz, destacou que a intenção da empresa é agregar ainda mais valor e estreitar os laços com a cidade do Rio de Janeiro e os profissionais do setor do Turismo.

"A nossa experiência na organização de eventos em todo mundo, tem demonstrado que o apoio da cidade e do estado em que se realizam são fundamentais para seu crescimento, pois repercutem no desenvolvimento da cidade em que são promovidos”, afirmou Sanovicz. 

Até agora, mais de 80% da área de comercialização da Feira já está reservada. 

 

Comentários