EMPROTUR APÓIA FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE MARTINS NO RIO GRANDE DO NORTE

 

Apostando na interiorização do turismo no Rio Grande do Norte, a Emprotur segue investindo no apoio a eventos importantes para a promoção do Estado como o Festival Gastronômico e Cultural de Martins, que acontece nesse final de semana.

 

Segundo Cláudio Porpino, presidente da Emprotur, os recursos investidos no festival são da ordem de R$ 150 mil. “O 5º Festival de Martins faz parte do roteiro de festivais gastronômicos do Rio Grande do Norte. O apoio do Governo do Estado é uma das estratégias de interiorização do turismo e de fomento a cultura regional”. 

 

Dados fornecidos pela própria organização do Festival comprovam a importância econômica do evento para a região e para o turismo local. A injeção de recursos na cidade é da ordem de R$ 100 mil somente com aluguel de casas. Em 2008, foram oferecidos mais de mil leitos na cidade e mais de 100 casas foram alugadas durante o período do festival.

 

“A orientação da Governadora Wilma de Faria é apoiar os eventos que fomentem a atividade turística no interior do Estado”, argumenta Cláudio. Ele ainda destacou a importância de um evento desse porte para a região. “Já estão chamando Martins de ‘Campos do Jordão do RN’ e no que depender de nós, estaremos dando o apoio necessário para que esse destino seja cada vez mais divulgado. E o festival é uma ferramenta importantíssima para isso”, acrescentou. 

 

Nessa época do ano, a região serrana de Martins tem bastante destaque como destino turístico. O sucesso anual do festival é uma prova de que a interiorização do turismo potiguar está crescendo a cada ano. Tanto que já existem algumas agências de viagens comercializando pacotes para determinados destinos do interior. "A proposta é essa. É para isso que o governo tem apoiado esses eventos. Temos que trazer turistas para conhecer o Rio Grande do Norte, não apenas praia e sol, mas oferecer um complexo que reúne vários tipos de destinos”, finalizou Porpino.

 

SOBRE O FESTIVAL - O 6º Festival Gastronômico e Cultural de Martins, que tem inicio na próxima quinta, 23, deve atrair em torno de vinte mil pessoas, entre turistas norte-rio-grandenses e de estados vizinhos, além de gourmets, chefes de cozinha, esportistas em geral e amantes do turismo de aventura. Realizado a uma altitude de 745 metros, o evento terá quatro dias de programação com demonstrações gastronômicas, oficinas, competição dos chefes, feira de artesanato e uma série de outros eventos paralelos. 

 

SOBRE MARTINS - Martins está localizada a 370km de Natal e a 140km de Mossoró. A cidade mais serrana do Rio Grande do Norte está situada numa altitude de 745 metros e o clima agradável tem atraído cada vez mais turistas. O acesso ao município é pela RN-117. A cidade guarda resquícios da arquitetura portuguesa, com casarios do século XIX. A economia básica é a agricultura, a pecuária de leite e de corte. Em pequeno número ainda são encontrados engenhos de cana-de-açúcar e casas de farinha.

Comentários