DEZ MIL BARES E RESTAURANTES A ESCOLHA NO RECIFE

Considerada a ‘capital multicultural do Brasil’, o Recife é também o mais importante polo gastronômico do Norte e Nordeste. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), são aproximadamente dez mil estabelecimentos na Região Metropolitana do Recife. Os temperos são os mais variados, dos regionais aos internacionais, passando pela culinária contemporânea e clássica. Além dos restaurantes tradicionais, come-se bem nos mercados públicos, que aos finais de semana se transformam em aprazíveis espaços de convivência entre turistas e famílias recifenses. 

A gastronomia é tão importante para o Recife que a Secretaria de Turismo do município leva chefs para todas as feiras e eventos em que participa, apresentando as delícias da culinária recifense. Além disso, tem promovido os mercados públicos e botecos como locais ideais para degustar as comidas tipicamente nordestinas como carne de sol; galinha cabidela temperada com molho produzido a partir do sangue fresco e avinagrado; arrumadinho, preparado com feijão verde cozido e escorrido, carne de charque frita e desfiada, farinha de mandioca e molho vinagrete, entre outros. 

Os mercados públicos integram o festival Comedoria de Mercado, realizado duas vezes por ano. A ação engloba os mercados da Encruzilhada, Madalena, Cordeiro e Boa Vista. A cidade também tem atraído importantes eventos do setor turístico e gastronômico. Entre eles, o ‘Festival Gastronômico de Pernambuco', o Bar em Bar e o Recife Sabor. 

Pesquisa realizada durante o Caminhos do Sabor, projeto de qualificação profissional e empresarial realizado pelo Ministério do Turismo com a Abrasel e o Sebrae, identificou que 58,5% dos turistas indicam a gastronomia como opção de lazer na capital pernambucana, atrás, apenas, das praias (86,2%), e do turismo cultural/histórico (60%). O levantamento realizado em outubro de 2008. Dos entrevistados, 44,6% apontaram a qualidade da culinária local como determinante na escolha de uma viagem de lazer. Entre os pratos tipicamente recifenses, foram apontados: tapioca (33,8%), carne de bode (23,1%), macaxeira (16,9%), carne de sol (13,8%), cuscuz (10,8%) e dobradinha (10,8%). O bolo de rolo ficou na 11ª colocação entre os pratos considerados típicos e em segundo lugar como iguaria que os visitantes querem levar para casa, perdendo só para a tapioca (35,5%). 

Para fortalecer ainda mais o segmento, a Secretaria de Turismo do Recife investe na capacitação dos profissionais que integram a cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas, diretamente ligados ao turismo. “No projeto Recife Receptivo, capacitamos cerca de cinco mil profissionais, desde barraqueiros de coco da orla de Boa Viagem até cozinheiros e garçons. Com isso, impulsionamos a qualidade no atendimento e fortalecemos a imagem do destino como polo gastronômico”, registra o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. 

Para o presidente da Abrasel, Mário Jorge Carvalheira, ser o terceiro polo gastronômico do Brasil e primeiro do Norte/Nordeste já é um bom referencial da importância do segmento. “Só perdemos para o Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos bem posicionados, com um ótimo padrão de qualidade, oferta variada de comidas, das sofisticadas às típicas”, analisa. Ele acrescenta que a cidade dispõe de chefes de cozinha premiados internacionalmente. “Variedade das ofertas, qualidade das instalações e preço diferenciado em relação a outras cidades como Rio, São Paulo e Brasília. Tudo isso reflete no movimento”, comemora Mário Jorge. 

No meio empresarial, outro projeto movimenta o setor gastronômico no Recife. Trata-se do Alameda Rebelinho, iniciativa do Recife Convention & Visitors Bureau, que contempla 33 restaurantes entre os bairros do Pina e Boa Viagem. A entidade produziu um guia com endereços e telefones dos bares e restaurantes. O material, com tiragem inicial de dez mil exemplares, é distribuído gratuitamente nos hotéis, pousadas, aeroporto, postos de informações turísticas, táxis da Região Metropolitana do Recife (RMR) e através de newsletter. A folheteria traz um mapa ilustrativo com os restaurantes participantes.  

Venha conhecer os mais de dez mil estabelecimentos gastronômicos e aproveite para digerir um pouco da cultura recifense através dos sabores regionais. Aproveite para levar para casa bolo de rolo e os doces de banana nego bom. 

Contemporâneo – O sucesso da gastronomia recifense está atrelado especialmente à mistura de ingredientes regionais com sabores internacionais em uma mistura de pratos exóticos. É assim com o cardápio elaborado pelos chefs César Santos com o seu famoso camarão na moranga e Douglas Van Der Ley com o foie gras e elementos regionais. 

Setor - No Brasil, o turismo gastronômico é o quarto setor mais importante para a economia, avalia a Abrasel. Estima-se cerca de um milhão de empresas de alimentação fora do lar e seis milhões de empregos gerados. O setor representa 2,4% do PIB nacional e quase 40% do PIB do Turismo. 

Serviço: 

Confira endereços e telefones de restaurantes do Recife no WWW.abrasel-pe.com.br

Comentários