CARAVANA BRASIL NACIONAL ENCERRA EDIÇÃO COM VIAGENS AO RIO GRANDE DO NORTE E PARAIBA

A Caravana Brasil Nacional, projeto da Braztoa com SEBRAE e Ministério do Turismo, realizou no mês de junho suas duas últimas viagens. João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba; e Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte, encerraram a edição 2008/09. “Ao longo de um ano, levamos agentes para visitar destinos que eles já vendem mas que não conheciam in loco, bem como alguns que ainda não vendiam. E também fomos com operadores descobrir novas possibilidades de venda em diversos destinos brasileiros”, diz a coordenadora do projeto, Daniela Sarmento. O projeto percorreu ao todo 20 estados brasileiros.

O objetivo da Caravana Brasil é promover a realização de viagens para que os agentes e operadores de turismo tenham a oportunidade de conhecer destinos e produtos turísticos — novos ou já comercializados — e que, ao mesmo tempo, visitem feiras e eventos comerciais de destaque no setor.



Paraíba

Entre os dias 17 e 21 de junho, dez agentes de viagem de Minas Gerais, juntamente com dois operadores de turismo, visitaram a capital paraibana e o São João de Campina Grande. Abrindo com um Encontro do Conhecimento, no primeiro dia, em João Pessoa, os participantes visitaram inúmeros atrativos turísticos das duas cidades nos cinco dias, conhecendo praias, pontos históricos e vendo de perto uma das festas de São João mais famosas do Brasil. “Estavam ali alguns agentes que vendiam estes destinos, mas que nunca haviam estado lá”, conta Ana Cristina Brighenti, da filial da operadora Voetur, em Belo Horizonte. “Eles ficaram impressionados com o que viram. Conversei com alguns depois da viagem e há boas perspectivas de venda”, diz ela, lembrando apenas a limitação da malha aérea para o estado a partir de Minas Gerais.



Maurílio Nogueira, da Totaltur Viagens, diz que “vendia muito pouco este destino, justamente por não conhecê-lo direito. Mas agora já estou trabalhando para vendê-lo mais e melhor”.



Abaixo, os participantes da viagem:


Agência
Cidade/UF

ARTE DE VIAJAR TURISMO LTDA
BELO HORIZONTE/MG

Atrius Viagens e Turismo
Ouro Branco/MG

B&L UNION TRAVEL
BELO HORIZONTE/MG

Bela Geraes Turismo
Belo Horizonte/MG

T R A VIAGENS E TURISMO
BELO HORIZONTE/MG

TERRA TURISMO
ITAJUBA/MG

TOTALTUR
BELO HORIZONTE/MG

Trajetus Turismo
Patrocinio/MG

virtual tour
Belo Horizonte/MG

YTUR TURISMO
Belo Horizonte/MG



Operadora
Cidade/UF

VOETUR OPERADORA
Belo Horizonte/MG

Master Operadora
Belo Horizonte/MG




Rio Grande do Norte

Dez agentes de viagem e dois operadores estiveram entre os dias 24 e 28 de junho visitando os atrativos e a estrutura de turismo de Natal e Pipa. A última viagem desta edição da Caravana Brasil buscou mostrar in loco aos profissionais aquilo que eles vendem, mas que ainda não conheciam. “A minha agência já vendia Natal, às vezes conjugado com Noronha. Mas o que me surpreendeu foi conhecer Pipa”, conta a agente Concepcion Martin Sarasá. “Como eu não conhecia Natal, todas as informações eram tiradas dos cursos, folhetos e informações de passageiros. Mas agora conjugar Natal com Pipa esta sendo um novo produto”.

A agente Cleide Cantamessa, da Cleyd’s Viagens, tem opinião semelhante: “Eu já vendia este destino e através das apresentações feitas pelos promotores dos resorts nos workshops de São Paulo tinha ideia de como os hotéis eram. Mas uma coisa é ver folheteria ou acessar o site e outra é estar pessoalmente no local”. A viagem, para ela, foi importante para desmistificar crenças: “Tinha receio de vender Pipa porque me parecia ter um acesso complicado e também ser um destino mais para jovens. Mas depois dá viagem vi que não era nada disso e já estou vendendo para pessoas mais velhas”.

Nos cinco dias, os participantes puderam conhecer diversas praias, pontos turísticos e visitar inúmeros hotéis e pousadas, além de ter contato direto com empresas de receptivo.





Abaixo, os participantes da viagem:


EMPRESA
CIDADE


Cleyd's Viagens
São Paulo/SP


Concepción Viagens
São Bern. Campo/SP


D.M. Tur Viagens e Turismo
Santos/SP


Estação Amparo
Amparo/SP


Innovative Agência de Viagens e Turismo
São Paulo/SP


Nani Viagens e Turismo
Pirassununga/SP


NM Turismo
Campinas/SP


Nova Brasil Viagens e Turismo
AmericanaSP


Sajotur
Jundiaí/SP


Vencestur Turismo
Pres. Prudente/SP


Luxtravel Turismo
São Paulo/SP


Tam Viagens
São Paulo/SP

Comentários