CONSULTORES APRESENTAM DIAGNÓSTICO DO TURISMO NO PÓLO COSTA DAS DUNAS EM NATAL

Especialistas da empresa Start Pesquisa e Consultoria apresentarão, na 45º reunião de trabalho do Conselho do Polo Costa das Dunas, um diagnóstico estratégico do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits). O encontro, promovido pelo Banco do Nordeste e Secretaria de Estado do Turismo (Setur), ocorrerá na próxima terça-feira (16), no Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

 

De acordo com o mestre em Arquitetura e Urbanismo, Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, que fará a palestra sobre o Pdits, essa é uma fase anterior ao plano de ação. “Fizemos a coleta das informações sobre a infraestrutura turística da região, observando inclusive as questões ambientais. É o momento de identificarmos as fragilidades e potencialidades”, disse.

 

O Pdits é um planejamento de longo prazo (20 anos) que visa fortalecer a atividade em uma região. Nele, são definidas e priorizadas as ações e investimentos necessários para atingir esse objetivo.

 

Para Alexsandro Cardoso da Silva, “esse plano vai permitir que os municípios e Governo do Estado consigam projetar o que querem para o turismo no futuro. Ele sinaliza o horizonte para que se saiba onde aplicar os recursos”.

 

Na ocasião, o empresário e secretário de Turismo de Ceará-Mirim, Fernando Lessa, também fará uma apresentação sobre a possibilidade de instalação de helipontos em Natal e Tibau do Sul. “O Rio Grande do Norte já tem um fluxo que justifica essa demanda, principalmente na praia da Pipa, onde isso, hoje, é feito de forma improvisada. Pelo momento favorável, com a Copa do Mundo e os empreendimentos que estão sendo construídos no litoral, sabemos que esse tráfego vai aumentar”, ressaltou Lessa.

 

Segundo Fernando Lessa, a proposta é construir, em Natal, um heliporto, que mais é mais estruturado e possibilita a circulação de pessoas e cargas. “Uma das sugestões é que ele seja implantado na Via Costeira ou na descida da ponte Newton Navarro”, explicou.

 

A reunião contará com a participação do secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, José Maria Vilar, de representantes dos 18 municípios do Polo Costa das Dunas, bem como de outras instituições integrantes do conselho. 

 

Comentários