COMEÇA ESTA SEMANA O ECATUR EM SANTA CATARINA

 

Atualmente Santa Catarina conta com cerca de 2.750 meios de hospedagem entre hotéis, resorts, pousadas, hotéis-fazenda, albergues, hospedarias e outros. A predominância é de hotéis do tipo tradicional, com administração familiar, embora tenha crescido nos últimos anos a presença de hotéis de rede no Estado e a profissionalização das empresas do tipo familiar. 

Durante o 4º Encontro Catarinense de Turismo – ECATUR, todas as entidades de turismo de Santa Catarina estarão reunidas em busca de aperfeiçoamento do setor. O Encontro acontece entre os dias 25 e 27 de junho, no Costão do Santinho Resort e SPA, na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC). O evento engloba o 23º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a 21ª Exposição de Produtos para Hotéis (Exprotel), a Feira Catarinense de Agentes de Viagens (FECATUR), o 1º Simpósio de Governança Hoteleira de Santa Catarina, o 7º Seminário de Turismo e Hotelaria e o 3º Ciclo de Oficinas de Atualização. 

O ECATUR vai proporcionar a discussão sobre “Demandas para um Turismo de Qualidade”, visando à qualificação dos serviços e o crescimento sustentável, através da troca de experiências entre empresários e profissionais com vistas a um maior desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

 

 

Perfil da hotelaria de Santa Catarina 

Em decorrência do potencial de desenvolvimento de Santa Catarina e da estabilidade de sua economia, aliada à qualidade de vida e ao crescimento do turismo de negócios, a capacidade da rede hoteleira cresceu de 165 mil leitos para 275 mil nos últimos quatro anos.

Os hotéis catarinenses têm, em média, 40 Unidades Habitacionais (UHs), num total de 110 mil UHs que somam cerca de 275 mil leitos. Desse universo, 40% são pousadas e pequenos hotéis, com até 30 UHs; 54% são hotéis com 30 a 80 UHs e 6% são hotéis com mais de 80 UHs. 

O capital investido é de aproximadamente R$ 8 bilhões, calculando-se o valor médio de R$70 mil por Unidade Habitacional. O setor hoteleiro é hoje um grande gerador de emprego e renda, sendo responsável pela geração de 220 mil empregos, sendo 55 mil empregos diretos e 165 mil indiretos. A média é de 0,5 colaborador por Unidade Habitacional e, a cada vaga direta, corresponde a criação de três indiretas. As despesas com Folha de Pagamento correspondem a 25% do faturamento das empresas que têm uma taxa média de ocupação de 45% anual. As despesas com Folha correspondem a R$ 220 milhões mensais.  

As despesas com impostos diretos correspondem a 15% do faturamento das empresas, totalizando gastos de R$180 milhões ao ano. Já os gastos com despesas públicas correspondem a 12% do faturamento, totalizando despesa de R$144 milhões ao ano. Os investimentos na área de propaganda e marketing correspondem a cerca de 3% do faturamento, num total de R$ 36 milhões anuais.

 

 

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